quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novena prepara fiéis para 3ª Caminhada pela Paz

Fiéis católicos participam a partir desta quinta-feira (12) às 19h30 na Catedral de Juazeiro da abertura da Novena pela Paz. A celebração religiosa acontece em preparação para a 3ª Caminhada pela Paz, evento promovido pela Diocese Juazeiro que será realizado no próximo dia 21 de novembro. Serão nove dias intensos de oração e reflexão sobre como enfrentar o crescimento da violência no município e em todo o Vale do São Francisco. As celebrações da novena acontecerão cada dia em uma paróquia diferente de Juazeiro. “A primeira Missa será na Catedral por ser nossa igreja-mãe. As outras celebrações serão feitas em igrejas de outros bairros da cidade. Queremos que todos os juazeirenses se envolvam nessa luta pela paz”, conta o coordenador da Novena e da 3ª Caminhada pela Paz, o pároco da Igreja São Cosme e São Damião (Cosminho), padre José Felipe Pulphayil.

Na sexta-feira (13), a segunda noite da Novena pela Paz será na Paróquia Santa Teresinha no bairro Piranga. No sábado (14) a Missa será no bairro Castelo Branco. No domingo (15) será a vez do bairro João Paulo II. Segunda-feira (16) será a vez dos moradores do bairro Alto da Aliança participarem da novena. Na terça-feira (17), a Novena pela Paz será no bairro Santo Antônio. As três últimas noites (nos dias 18, 19 e 20 de novembro) as missas acontecerão na igreja do Cosminho, no bairro Alagadiço. Em todos os dias as celebrações contarão com convidados especiais. Foram chamados para participar das reflexões representantes da Policia Militar, de escolas e universidades, do comércio, clubes sociais (Rotary e Lions Club), meios de comunicação, além dos poderes legislativo, judiciário e executivo.

Na sexta-feira (20), última noite da novena, um dia antes da Caminhada pela Paz, os fiéis também participarão de uma ação solidária. Haverá um posto itinerante de coleta de sangue do Hemasf do lado de fora da igreja do Cosminho. Lá, todos poderão doar sangue para o hemocentro. Durante os nove dias de novena, a coleta feita nas missas irá arrecadar alimentos não perecíveis. O material recolhido será doado para instituições carentes e famílias em situação de risco.

Segundo padre José Filipe, além de preparar os fiéis para a 3ª Caminhada pela Paz, a novena também tem o objetivo de aprofundar em toda a cidade a reflexão sobre as causas da violência. “Não se pode querer acabar com a violência simplesmente colocando mais policiais na rua. Isso é importante. Mas é preciso atacar o problema pela raiz”, explica padre José Felipe. Segundo o sacerdote a violência tem raízes mais profundas: problemas no relacionamento familiar, a perda de valores na sociedade e a exclusão social. “Primeiro é preciso ensinar nossas crianças a valorizar mais as pessoas e não as coisas e o dinheiro. Os pais precisam estar mais presentes na vida dos filhos”, afirma o pároco. “Mas é preciso também combater a pobreza. Pode observar. Os bairros mais violentos tanto em Juazeiro como em Petrolina são os mais pobres, onde as pessoas não têm trabalho nem escolas suficientes. Então fica mais fácil um jovem entrar no mundo do crime”, frisa o padre.

CAMINHADA PELA PAZ – A terceira edição do evento está marcada para acontecer a partir das 17h, no sábado, dia 21 de novembro. A concentração será no contorno do bairro Lomanto Junior (ao lado da Lagoa do Calú), em Juazeiro. Segundo os organizadores, em 2008 a caminhada reuniu quase 20 mil participantes. Nesse ano a expectativa é que esse número aumente para 30 mil pessoas. O percurso da Caminhada nesse ano será guiado por um trio elétrico, animado pela banda Mãe Imaculada. O evento será finalizado no estádio Adauto Morais, com um show do padre Joãozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe, dê sua opinião! Shalom!